A Vida no Campo

Um repórter de afiliada, do interior, não tem editoria fixa. Não que seja uma regra, mas é que não há mão de obra para tanto. E, claro, quanto mais as empresas puderem sugar um funcionário para que ele faça de tudo, evitando o gasto com a contratação de outra pessoa, assim será.
Apesar disso (de não poder fazer apenas esporte. que era que eu mais curtia), se tem uma coisa que eu aprendi a gostar é das pautas rurais. Primeiro, porque geralmente são feitas em sítios, chácaras e fazendas distantes dos centros urbanos. Isso significa que nunca dava tempo de voltar pra redação pra fazer uma segunda matéria nequele mesmo dia. A "lonjura" nos permitia fazer um material mais bem produzido, no capricho e com calma. Segundo, que, paulistano da gêma como eu, tudo no mundo rural era uma surpresa, um aprendizado. Histórias que minha mãe, nascida em Santa Adélia, me contava, eu começava a presenciar. Não tinha um dia que eu não chegava com o sapato sujo de terra... Não vencia limpar, como dizem no interior.
A nossa equipe com a pressa enraizada nas mentes, tentava sempre agilizar as coisas... Mas o carinho e atenção doado pelo povo do campo impedia que fossemos muito ligeiros. Sempre tinha uma frutinha pra degustar, um cafezim pra tomar, um queijim pra experimentar. E era como se conhecessemos as pessoas há muito tempo. Um tratamento sem igual. Sempre fomos muito bem tratados.
Se tudo era perfeito? NUNCA... rs
A primeira grande dificuldade era entender o caminho que o produtor tinha descrito na pauta pra chegar ao local da entrevista. Pra evitar stress, o telefone do estrevistado já estava lá na pauta. Já sabíamos que teríamos qur ligar, pra poder chegar. Mas esse era o menor dos problemas.
Quantas vezes chegamos na casa ou propriedade do entrevistado e o horário de marcação estava errado, ou o entrevistado não estava? Pior, muitas vezes ele estava lá, mas não sabia qual era o assunto da reportagem e, consequentemente, não ficou sabendo que teria que atrasar a ordenha daquela bendita vaca premiada, que seria filmada. Nesse caso, ou se cancela a reportagem e a pauta é remarcada (hipótese remota) ou se simula uma ordenha, sem mostrar detelhes mais suculentos da teta da vaca despejando aquele leite quentinho e branquinho.

Um dos aprendizados foi pra fazer esta reportagem aí abaixo. A matéria entrou no Globo Rural e conta a história de produtors de Limão do noroeste de SP, da cidade de Urupês, que vendem os produtos direto pro comerciante, sem atravessador no negócio. Muito interessante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criança Atropelada

GANHEI O PRÊMIO